quinta-feira, setembro 27, 2007

Global Press Conference Acer

Computadores Empresa de Taiwan alcança a terceira posição no sector com a aquisição da Gateway e apresenta as suas apostas

Gateway reforça o crescimento da Acer

Com a aquisição da Gateway, a ACER torna-se a terceira maior empresa de computadores do mundo e garante ainda uma opção de compra sobre a Packard Bell. Na “Global Press Conference ACER”, que se realizou em Madrid na passada sexta-feira, foram ainda apresentados as apostas para este ano.

Luís Neves Franco
Publicado no Semanário Económico a 28 de Setembro de 2007

A aquisição corresponde a um investimento de 503,63 milhões de euros (1,35 euros por acção) e deverá estar concluída em Dezembro, anunciou em Madrid Gianfranco Lanci, presidente da Acer. As sinergias criadas deverão levar a uma redução nos custos de 106,4 milhões de euros, com o aumento da eficiência da combinação das funções de back-office. O presidente da Acer afirmou ainda que vão “manter as diferentes marcas [Acer, Gateway e Packard Bell] porque acreditamos numa estratégia multi-marcas”.
A Gateway tinha já, antes do acordo de aquisição, uma opção de compra sobre todas as acções da Packard Bell, actualmente nas mãos de Lap Shun Hui. Estas acções estão avaliadas em 78 milhões de euros, segundo Gianfranco Lanci. No dia 5 deste mês, a Gateway anunciou a venda do seu segmento Profissional à MPC Corporation.
A oferta da Acer é válida até segunda-feira, a não ser que a Acer estenda este prazo, após o qual a Gateway se tornará uma subsidiária da Acer.
“A aquisição da Gateway completa a ‘pegada global’ da Acer, fortalecendo a nossa presença nos Estados Unidos. Isto vai ser uma excelente adição à já forte posição da Acer na Europa e na Ásia. Depois de adquirirmos a Gateway, vamos solidificar a nossa posição como terceiro maior vendedor global de computadores”, afirmava J.T. Wang, chairman da Acer, no comunicado de 27 de Agosto, em que foi anunciado o acordo de aquisição.
Na “Global Press Conference”, Gianfranco reforçou esta posição afirmando que não estão previstas mais aquisições, para além da Gateway e da Packard Bell, dentro dos próximos 24 a 36 meses, “para garantir que a integração funciona. Não me parece razoável fusões e aquisições dentro deste prazo.”

Acer mantém crescimento acima da média no segundo trimestre. Segundo o estudo elaborado pela Gartner, o mercado dos computadores na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) cresceu 12,8% no segundo trimestre deste ano. A Acer fechou o trimestre com um crescimento de 35,2%, quase o triplo do sector, mantendo o segundo lugar no mercado de PC na região EMEA. No sector dos computadores portáteis, a empresa de Taiwan registou um crescimento (entre o segundo trimestre de 2007 e o mesmo período de 2006) de 38,1%, alcançando uma quota de mercado de 20,3% nesta região. No início do ano, a empresa alterou a sua estrutura interna para a região EMEA. “Acreditamos que a nossa nova organização, que abrange a introdução de dois departamentos autónomos - Professional e Consumer - é o reflexo perfeito da segmentação do mercado actua”, afirmou Walter Deppeler, Deputy Senior Vice President da Acer, na conferência de Madrid.

Melhor serviço pós-venda no mercado ibérico. Uma das principais mudanças ocorreu ao nível da assistência técnica, que era considerada pelos consumidores como o principal ponto fraco da marca. Assim, o centro de Barcelona, que serve toda a península, passou de 8 técnicos e uma área de 50 metros quadrados para 150 técnicos e uma 2 mil metros quadrados neste último ano e meio, garantiram ao Semanário Económico Juceline Otero, Marketing Manager da Acer ibérica, e Gabriel Rios, recém-nomeado responsável de vendas da Acer para Portugal. Os responsáveis afirmaram ainda que está para breve outra ampliação deste serviço.

Novidades disponíveis a partir de Outubro. A Acer apresentou na “Global Press Conference” um conjunto alargado de equipamentos, desde novos modelos de computadores portáteis e “super-portáteis”, desktops tradicionais e compactos, ecrãs e televisores LCD, projectores de vídeo, servidores, PDA e GPS. O enfoque foi dado à inclusão do Dolby Surround System nos novos portáteis da gama Aspire e a aposta na tecnologia “user friendly”.


Acer aposta na compactação dos CPU, confiante na importância que os utilizadores atribuem ao espaço ocupado e desvalorizando os uprades ao hardware.


Acer com design BMW
Os novos portáteis da gama Aspire TravelMate foram desenhados numa parceria entre a Acer e o BMW Group DesignWork. Segundo a marca de computadores, esta aliança permitiu aliar os seus conhecimentos tecnológicos com a capacidade de design em função do utilizador do grupo que trabalha para a BMW. Contudo, não é feita qualquer referência a esta parceria nos produtos porque a marca prefere aprofundar a relação já existente com a Ferrari.

Sem comentários: