quarta-feira, janeiro 07, 2009

COMPRAR OU ARRENDAR ? - RTPN

VT “COMPRAR OU ARRENDAR”
JORNALISTA: Marta Rangel e Luís Neves Franco
(Durante muitos anos, comprar uma casa era a melhor opção. Ainda será assim?)
Este é um apartamento T2, no Lumiar, a 5 minutos do metro, com um lugar na garagem. Tem 85 m2, uma cozinha totalmente equipada e um terraço com 120 m2. A remodelação feita há pouco tempo não deixa transparecer os trinta anos do prédio. Está disponível para comprar ou arrendar.
Na opção de arrendamento, o custo mensal é de 900 euros, com uma caução inicial equivalente a dois meses de renda.
Esta casa também está à venda, por 230 mil euros. De acordo com as simulações pedidas a cinco dos maiores bancos portugueses, a prestação mensal é de 1.150 euros, a que acrescem as despesas com seguros.
Para este cálculo foi considerado um prazo de 30 anos e financiamento de 207 mil euros para um casal de jovens sem filhos e um rendimento mensal de mil euros cada um.
Feitas as contas, ao final do mês pagam 315 euros a mais na opção de compra, para além da entrada e despesas com escritura, avaliação e registos, num total de 35 mil euros. A necessidade de suportar estes encargos leva muitos jovens a optar pelo arrendamento.

DVS10001.DV- Ricardo Roquette, Dir. Dep. Residencial Cushman & Wakefield
00:00:47- as pessoas tendencialmente ainda porcuram mais a compra. O que se passa é que dada a dificuldade do acesso ao crédito e do custo do crédito está a empurrar as pessoas para a opção do arrendamento. O arrendamento surge hoje, não por opção, mas porque a realidade da opção por crédito bancário já não é hoje uma realidade para a maioria dos portugueses. 00:01:08
+
DVSVV – Paula Castro – Agente Imobiliária Lammi - 00:02:57- Não podemos é descartar que a compra é sempre um investimento que a pessoa faz no imóvel e o que pode fazer diferença entre o arrendamneto e a prestação pode não ser um valor tão diferente e há sempre a vantagem de estar a investir numa coisa que é sua.
00:00:05- 10401.DV- Ricardo Roquette, Dir. Departamento Residencial da Cushman & Wakefield- em momentos destes de incerteza e instabilidade dos mercados acredito que o arrendamento possa ser a opção adequada. Qualquer pessoa que esteja a pensar numa solução de habitação pode neste momento arrendar e com calma ver qual o comportamento futuro dos mercados e nessa altura tomar a sua opção. O arrendamento permite isso mesmo, permite flexibilidade e rapidez na tomada de decisões se um dia quiser sair da casa arrendada e tomar a opção por completo. 00:00:33

Programa "A Cor do Dinheiro", RTPN
acordodinheiro.blogs.sapo.pt

Sem comentários: