sexta-feira, janeiro 19, 2007

Iraque/Guerra: EUA cumprem ultimato ao Iraque(Síntese)

20-03-2003 03:40:00


Lisboa, 20 mar (Lusa) – Começou o ataque ao Iraque, uma hora e meia depois do fim do prazo dado pelos EUA a Saddam Hussein. Desde as 05:35 iraquianas (02:35 em Lisboa) que os EUA estão a bombardear diversos alvos na zona de Bagdad. Segundo a administração dos EUA, estes bombardeamentos “cirúrgicos” fazem parte de uma operação militar destinada ao desarmamento do Iraque.
Até às 06:36 locais (03:36 em Lisboa) registaram-se três ataques aéreos, não estando ainda confirmados os locais atingidos.
Registou-se apenas um grande incêndio junto do rio Tigre, a sudoeste de Bagdad, podendo ter origem numa refinaria de petróleo (informação por confirmar), segundo a EFE.
Segundo fonte da administração Bush, os ataques começaram depois do serviços secretos dos EUA terem identificado a presença de dirigentes iraquianos nos locais visados pelos bombardeamentos. Esta fonte escusou-se a identificar estes dirigentes, não tendo confirmado o êxito dos ataques “cirúrgicos”.
O presidente dos EUA, George W. Bush, no discurso que fez uma hora depois do início da ofensiva, assegurou que “agora que o conflito começou, a única forma de limitar a sua duração é aplicar uma força decisiva”, justificando a forma massiva como decidiram começá-lo.
Post Scriptum: Esta noticia (no genero da Lusa) foi elaborada no âmbito do Atelier de Imprensa do CENJOR

Sem comentários: