quinta-feira, fevereiro 26, 2009

EDP Renováveis - RTPN

Jornalista: Luís Neves Franco

Vídeo RTP Multimédia


A mais recente empresa da Bolsa de Lisboa tem registado um percurso atribulado. Apesar de se inserir num mercado em forte crescimento, as suas acções sofreram uma queda superior a 40% desde que entraram em bolsa, em Junho deste ano. Na altura, os analistas diziam que 8 euros era um preço atractivo para os títulos da EDP Renováveis. Hoje, estão a valer menos de 5 euros. Se este foi um mau negocio para quem comprou acções na “oferta pública inicial”, para a empresa foi um sucesso.

Vivo – Cassete EDP – Ana Suspiro – Jornalista DN - 00:00:53 – (Pois na altura era um bocadinho difícil prever aquilo que veio a acontecer,) a desvalorização das acções da EDP Renováveis não está única e exclusivamente a associada à empresa. Há uma situação de mercado muito grave que está a afectar por igual todas as empresas. 00:01:07 – Agora, de facto, alguns analistas que têm feito recomendações, salientam que foi muito bem vendida pelo menos do ponto de vista da EDP, não é? E que, de facto, eles conseguiram um preço muito bom sobretudo numa altura em que o mercado em geral já estava bastante a descer. – 00:01:25

Para quem foi um dos pioneiros, o momento é para aguardar. Não se precipite! As acções podem não voltar ao valor da oferta inicial mas, pelo menos, uma coisa é certa. Se vender agora estará a perder mais dinheiro do que se esperar pela recuperação do mercado.

00:07:48 – (Eu acho que sim, não é?) Isso é válido para todas as acções neste momento que estão no mercado e, sobretudo, porque esta empresa sabia-se e as pessoas tem que ter consciência porque isso foi dito, sobretudo do ponto de vista do negocio, que seria um investimento a prazo, nunca seria um investimento para dar grandes dividendos logo no arranque. 00:08:04 – (Portanto, eu acho que sim.) Acho que é esperar para ver o que é que vai acontecer, de qualquer forma este continua a ser um negocio e uma actividade bastante protegida pelos países onde há, sobretudo do ponto de vista regulatório e do ponto de vista politico bastante incentivos e apoios. 00:08:20 – Portanto, desse ponto de vista, a actividade está protegida. Depois os problemas com os quais ninguém pode, de facto, prever tem a ver com o mercado accionista, a existência de fundos ou não para a empresa continuar a investir na sua actividade. – 00:08:36

“Com Obama, a EDP Renováveis vai ter melhores condições para crescer nos estados unidos”. Este foi o comentário feito por Rui Teixeira, responsável financeiro da empresa, quando recebeu a notícia da vitória do novo presidente. A empresa portuguesa está presente no mercado americano desde que comprou a Horizon, há cerca de um ano, por 2 mil milhões de euros,. A partir deste momento, a Renováveis tornou-se no quarto maior operador no sector da energia eólica a nível mundial.
Inserida num mercado em franco crescimento, e com acções cotadas a um (entra grafismo analistas preço-alvo) valor cerca de 47% abaixo do preço-alvo, (entra grafismo analistas recomendação) não admira que a maioria dos 20 analistas que acompanham a EDP Renováveis recomende a compra dos títulos.


Grafismo:
Analistas EDP Renováveis
Preço-alvo – € 7,25
(média dos 20 analistas)

Analistas EDP Renováveis
Recomendações
Comprar – 12
Neutral – 5
Underperform – 1
Overweight – 2

(Voz: Cristina Guedes)
Programa "A Cor do Dinheiro", RTPN
acordodinheiro.blogs.sapo.pt

Sem comentários: