quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Semapa - RTPN

Jornalista: Luís Neves Franco

Vídeo RTP Multimédia


Um dos princípios estratégicos da Semapa é estar atenta às oportunidades de negocio. Assim, desde que foi constituída, em 1991, a holding tem feito diversas aquisições e agrupa já duas das maiores empresas nacionais: a Secil e a Portucel Soporcel.

A SECIL produz cerca de 4 milhões de toneladas de cimento por ano. Nos primeiros 9 meses de 2008, foi responsável por cerca de 21% do volume de vendas do grupo. Para alem de uma forte presença no mercado nacional, cerca de 27% das vendas são efectuadas no estrangeiro, sobretudo na Tunísia e no Líbano.

Por outro lado, a Portucel Soporcel representou para a Semapa 850 milhões de euros em vendas de papel e de pasta desde o inicio do ano. Com este valor, o seu peso para os resultados da holding são evidentes.

No conjunto, registou-se uma quebra de 11% nos resultados líquidos nos primeiros 9 meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2007. Contudo, esta variação é explicada pelas mais-valias obtidas com a venda das acções da EDP no ano passado.

Assim, e olhando para um período mais alargado (entra grafismo resultados líquidos 2008-2005), a SEMAPA tem conseguido cumprir outro dos seus objectivos: criar valor para os accionistas.

Entre estes, encontra-se a família Queiroz Pereira, com cerca de 50% das acções e que lidera formalmente a administração da holding.

Fruto de uma forte aposta em novos investimentos, a dívida do grupo cresceu 98,3 milhões de euros. No final do Setembro, este valor ascendia já a um total consolidado de 986,2 milhões de euros. Contudo, a Semapa tem provado que os investimentos são rentáveis e que potenciam o seu crescimento.


Resultado Líquido

Jan a Set 2008 - 87 Milhões de Euros

- 11%

Jan a Set 2007 - 97,3 Milhões de Euros

+ 53%

Jan a Set 2006 - 63,6 Milhões de Euros

+ 120%

Jan a Set 2005 - 28,9 Milhões de Euros


(Voz: Cristina Guedes)
Programa "A Cor do Dinheiro", RTPN
acordodinheiro.blogs.sapo.pt

Sem comentários: