quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Jerónimo Martins - RTPN

Jornalista: Luís Neves Franco

Quando o jovem galego Jerónimo Martins chegou a Lisboa em 1792 e decidiu abrir uma pequena mercearia no Chiado, estava longe de imaginar que estava a dar origem a um dos maiores grupos empresariais de. Mais de um século depois, a família Soares dos Santos, à qual pertence o actual presidente, entra na Jerónimo Martins. (ENTRA GRAFISMO ACCIONISTAS) Quase 80 anos depois, em 1989, realiza-se a primeira Oferta Pública de Venda… que colocou em bolsa 25% do capital.

210 anos depois da abertura da primeira loja, o Grupo Jerónimo Martins está muito longe das suas origens. No final de 2006, geria um total de 1.178 lojas em Portugal. Para além das grandes superfícies, juntam-se também as lojas alimentares Hussel, Caterplus, Jeronymo, Ben&Jerry, Olá e Subway. Em Setembro de 2008, estavam em operação 210 supermercados Pingo Doce, 46 hipermercados Feira Nova e 33 cash&carry Recheio e 15 grandes superfícies na Madeira.

Se a distribuição alimentar representa mais de 90% do seu volume de negócios, o sector industrial também não deixa de ter o seu peso. A parceria com a multinacional anglo-holandesa UNILEVER, que dura há quase 60 anos, permite-lhe produzir uma variedade considerável de produtos de grande consumo. Em 1997, a Jerónimo Martins internacionaliza-se com a compra da rede polaca Biedronka, que possui hoje um total de 1.045 lojas. Nos últimos anos, este país tem representado cerca de 39% dos negócios do grupo português.

O seu comportamento em bolsa nos últimos 10 anos tem sido de um crescimento mais ou menos estável. A excepção viveu-se até há pouco mais de uma semana, e por um período de um mês e meio , em que as acções da Jerónimo Martins desvalorizaram cerca de 50%. Contudo, é também graças a esta queda que, segundo as estimativas feitas por 17 analistas, estas acções têm um potencial de valorização de 66%. Com 12 dos 17 analistas a recomendar a compra das acções da Jerónimo Martins, este grupo apresenta-se ainda como uma empresa em constante crescimento… com, por exemplo, um aumento de 38% nos resultados líquidos do terceiro trimestre de 2008 face ao mesmo período de 2007.

Vídeo RTP Multimédia

(Voz: Cristina Guedes)
Programa "A Cor do Dinheiro", RTPN
acordodinheiro.blogs.sapo.pt

Sem comentários: