quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Seguros de Saúde - RTPN

Jornalista: Luís Neves Franco

Desde que foram criados os primeiros seguros de saúde em Portugal, na década de oitenta, que a procura tem aumentado, em especial desde que as seguradoras deixaram de apenas reembolsar os gastos já feitos e criaram os chamados serviços em rede.

VIVO – Miguel Gouveia – Professor Univ. Católica – Porque, de facto, as pessoas chegaram à conclusão (..) que é negociar com os médicos o preço. (...) – 00:01:17 - negociar a consulta c o médico- 00:01:25 isso é uma das coisas que o seguro de saúde pode fazer por nós – 00:01:28

Se vai adquirir um seguro se saúde saiba que a oferta é diversificada e que tem mais de 80 apólices à sua escolha. Seja qual for a sua opção, existem algumas questões às quais tem que estar atento....

Primeiro- a escolha da modalidade de seguro: Reembolso, assistência ou o regime misto.

Se optar pelo reembolso, esta opção dá-lhe mais liberdade: por um lado paga tudo da sua carteira, mas pode reaver até 90% dos gastos. Tem também a vantagem de poder escolher os serviços médicos onde é assistido. Esta é ainda a opção mais adequada para quem mora longe dos grandes centros urbanos, onde se torna mais difícil chegar aos médicos e clínicas que integram a rede da seguradora.

Já a modalidade assistência é a ideal para quem vive nas cidades. Neste caso, pode recorrer aos médicos da companhia e as despesas ou já estão incluidas no prémio ou o segurado tem de pagar uma pequena co-participação um valor muito abaixo do real. Mas segundo o estudo da DECO, são os planos mistos que mais flexibilidade permitem: o segurado pode optar pela rede de cuidados e também pelos serviços fora da rede.

Depois de escolher a modalidade, selecione o pacote de cobertura em função das despesas que pensa vir a ter. Esteja atento às clausulas de exclusão...lembre-se que nenhuma apólice cobre doenças pré-existentes ao acto da subscrição, como por exemplo as doenças psiquiátricas ou também das hérnias.

Tenha também em conta o período de carência... ou seja o tempo entre a adesão ao seguro e a partir do qual o pode utilizar. Em alguns casos este tempo pode ir até aos 90 dias.

No fim, e não menos importante, tente perceber como o seguro funciona na prática, para alem das promessas do companhia. Fale com amigos e colegas que já tenham alguma experiência. Pode também dirigir-se à DECO e ao Instituto de Seguros de Portugal para ver as queixas que os segurados fazem das seguradoras.

VIVO – Miguel Gouveia – Professor Univ. Católica – 00:14:54 – aliás, uma das coisas que se pode sempre ver (...) tem algum grau de publicidade – 00:15:08

Caso a sua empresa tenha um acordo com uma seguradora, explore seriamente essa opção. Os preços em grupo são sempre mais baixos e pode falar com os seus colegas para saber se vale a pena. A seguradora fica ainda obrigada a prestar um melhor serviço já que poderá perder um número considerável de clientes.

No momento de escolher um seguro de saúde não se esqueça:

Escolha a modalidade que melhor se adequa às suas necessidade – reembolso, assistência ou misto

Veja com atenção quais as condições de cada seguro. O que está em letras pequenas é mesmo para ler.

Dedique algum tempo e esforço na escolha do seguro de saúde. Quando precisar vai perceber que foi um tempo bem gasto.

Ticker:

Na modalidade de reembolso o período de devolução do dinheiro pode ir até aos 30 dias.

Se contrair uma doença durante o tempo do seguro e esta só se manifestar depois de o seguro caducar, a seguradora é obrigada a suportar as despesas durante um ano, até ao limite do capital seguro.

Grafismo

Reembolso

Vantagem:

Maior liberdade de escolha

Desvantagens

Recebe-se depois de pagar

Preço dos serviços

Assistencia

Vantagem:

Serviços já incluídos ou preço reduzido

Desvantagens

Restrição à rede existente

Escolha a melhor modalidade

Condições de cada contrato

Opinião de amigos

Queixas

Perca tempo na escolha


(Voz: Cristina Guedes)
Programa "A Cor do Dinheiro", RTPN
acordodinheiro.blogs.sapo.pt

Sem comentários: